domingo, 26 de fevereiro de 2012

Reflexões necessárias sobre a Educação do século XXI na perspectiva do Serviço Social: reprodutora ou libertadora?

Um comentário:

  1. No Rio Grande do Sul é impossível fazer uma reflexão sobre a educação no século XXI, pois começamos com falta de profissionais: Supervisores que usem menos burocracia e mais agilidade nos papéis que devem exercer dentro das escolas; falta de assistente social; bibliotecários em tempo integral e não apenas algumas horinhas; segurança interna; organizadores do espaço escolas(faxineiros);orientadora(res); autonomia na ação pedagógica do professor(a) e não imposições governamentais a cada 4 anos; interação e comprometimento das famílias com a escola, com o filho, com as atividades extra-curriculares; videotecas; salas para vídeos adequadamente equipadas; ginásio de esportes(coberto)e gestores que apoiem o educador contra os ataques de coordenadorias, pais, alunos quando há um baixo rendimento e o que se percebe nos dias atuais é um pressão enorme para aprovação plena dos aprendizes(sem saber ler, escrever etc...). O tema é vasto para uma série de reflexões, mas não temos autonomia pois cada governo implanta um novo modelo de educação e sociedade não cobra ou participa das mudanças(não sabem se novo modelo é bom ou não).

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