terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SEC começa a treinar educadores - Zero Hora

SEC começa a treinar educadores - Zero Hora

08.02.2012 - 12:13
Separados em grupos, profissionais farão seminários na Capital a fim de preparar alterações previstas para o ano letivo
Depois de seis meses de debates e da aprovação da proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio, em dezembro passado, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) começa agora a "ensinar como ensinar". A primeira turma começou ontem e contou com cerca de cem representantes das coordenadorias regionais de Educação (CREs) do Estado, que se reuniram no Porto Alegre Hotel City para uma imersão teórica do tema que irá balizar conteúdo e metodologia a partir deste ano letivo.

Com foco mais prático, os seminários continuam hoje e amanhã. Segundo Maria de Guadalupe Menezes de Lima, coordenadora-adjunta da Gestão de Aprendizagem, os encontros servem para que haja uma troca de ideias.

- Os coordenadores estudaram os textos de referência e agora irão apresentar suas conclusões. O que queremos é chegar o mais perto possível de um consenso de como aplicar a proposta de educação politécnica, que pretende oferecer ao aluno uma outra relação entre o que é estudado em sala de aula e a sua realidade - aponta Maria.

Depois dos representantes das CREs, são esperados, para a próxima semana, cerca de mil integrantes de equipes diretivas de escolas que oferecem Ensino Médio na rede estadual. A última etapa, ainda sem data marcada, deverá reunir os professores.

Ambas as turmas terão dois dias de formação. No primeiro, a discussão será sobre temas centrais da reestruturação, como pesquisa qualitativa e seminário integrado. No segundo, debates sobre oficinas pedagógicas focadas na organização do ensino interdisciplinar e o passo-a-passo do início do ano letivo.


Objetivo é estancar índice de evasão e de reprovação



O que ainda permanece nebuloso é como tudo isso será preparado, principalmente quando faltam menos de 20 dias para o início do ano letivo.

- É evidente que a capacitação não ficará restrita aos seminários aqui em Porto Alegre. É um processo de educação continuada que perpassará todo o ano - ressalta Monica Ribeiro da Silva, professora do Departamento de Planejamento de Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná, convidada para mediar os debates.

A reestruturação curricular deve começar este ano exclusivamente com os primeiros anos do Ensino Médio e avançar para os segundos anos em 2013 e terceiros anos em 2014. O objetivo principal, explica Monica, é deter o índice de evasão e reprovação escolar, que está hoje em 30% no Rio Grande do Sul.

- A educação politécnica torna o ensino mais interessante, com mais vida, tirando o caráter enciclopédico que atualmente rege o currículo.


As principais alterações


- Carga horária: ampliação para 3 mil horas ao longo dos três anos, com 600 horas a mais destinadas a pesquisas sobre o mundo do trabalho, fora do horário normal de aula.

- Integração entre disciplinas: a intenção da Secretaria da Educação é que os professores possam se reunir e traçar planos comuns de ensino, relacionando uma disciplina com a outra e facilitando a compreensão por parte do aluno.

- Turno inverso: em um dia da semana, o aluno deverá ter cinco períodos dedicados ao projeto de pesquisa, o chamado seminário integrado, em que receberá orientações sobre como fazer a pesquisa e estudar possíveis aplicações práticas das disciplinas - o que é chamado de "parte diversificada" do currículo.

- Aprovação: Além das avaliações tradicionais, que não sofreriam mudanças, o aluno passaria a fazer uma espécie de trabalho final sobre o tema que ele elegeu para pesquisar ao longo dos três anos de formação. Conforme a Secretaria Estadual da Educação, porém, esse trabalho teria um nível de exigência compatível com o Ensino Médio, sem o mesmo rigor de um estudo acadêmico, por exemplo.

http://www.pge.rs.gov.br/clipping.asp?ta=5&cod_noticia=7401

Um comentário:

  1. Documento legal de como será o Ensino Médio no Rio Grande do Sul - http://www.uges.org.br/arquivos/PROPOSTA%20PEDAGOGICA%20PARA%20O%20ENSINO%20MEDIO.pdf
    Até onde sei e acompanhei não houve um acordo entre pais, alunos, CPMS e Gestores em relação ao "novo ensino médio". Faltam orientações mais claras e objetivas do que fazer? Como fazer? Equipes preparadas(não houve um preparo suficiente para implantação) e diversidade dos alunos em relação ao trabalho de meio turno, cursos no Senai, cursos de inglês, gastos com transportes que não consta no orçamento das grandes famílias, aprendizes do interior não tem como se locomoverem para tal prática pedagógica. Acredito, que governo deveria ter ouvido com clareza os clamores dos educadores, pais e comunidade em geral e não simplismente impor(do que valeu reuniões por núcleos?).

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