quinta-feira, 1 de março de 2012

MEC vai incluir ciências na Prova Brasil

29/02/201212h02

MEC vai incluir ciências na Prova Brasil, diz ministro Amanda Cieglinski
Da Agância Brasil, em Brasília

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (29), em audiência pública no Senado, que irá incluir a disciplina ciências na Prova Brasil, a principal avaliação da educação básica. O exame, aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) aos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental a cada dois anos, até o momento mede apenas o desempenho em matemática e português.

Mercadante não disse se a mudança já valerá para a próxima edição da prova, marcada para 2013. O exame é um dos principais componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que avalia a qualidade do ensino oferecido por escolas, municípios e estados. A última edição foi aplicada em 2011 e os resultados do Ideb serão divulgados neste ano. Todas as redes de ensino e escolas têm metas a serem atingidas até 2022, estipuladas em 2007 pelo MEC.

Com a inclusão de ciências na Prova Brasil, o exame fica mais próximo ao Programa Internacional de Avaliação (Pisa). O teste internacional é aplicado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em mais de 60 países e mede as habilidades dos alunos em linguagens, matemática e ciências. O Brasil melhorou seu desempenho no programa de 2000 a 2010, mas continua nas últimas posições do ranking.

Mercadante disse também que quer vai criar um programa de intercâmbio para professores com bom desempenho ou que atuem nas escolas com melhor Ideb. A ideia é que, por meio do Escola sem Fronteira, os docentes possam fazer visitas a colégios que desenvolvam boas práticas de ensino, tanto no Brasil quanto no exterior. “Será um incentivo à sua dedicação e aos seus resultados. Isso pode ocorrer especialmente nas férias e quando ele voltar será uma liderança regional sobre as práticas inovadoras que vai conhecer”, destacou o ministro.

Um comentário:

  1. Não sou fão deste tipo de avalição, pois em primeiro lugar ferem a LDBN ao não respeitarem a diversidade das regiões do Brasil. Não adianta apenas avaliar e não investir pesadamente na Educação Brasileira, desde pagar muito bem seus Educadores, investir pesadamente em tecnologias nas escolas, laboratórios de informáticas(um computador por aluno e não 3 alunos por computador e uma excelente banda larga), segurnaça, bibliotecas modernas e principalmente que os pais façam sua parte em casa ou seja cobrar do aprendiz hora da leitura, temas, estudos para provas, testes e realização de trabalhos. A escola sozinha não consegue dar conta de ensinar, ser pai, mãe, terapeuta e um caminhão de burocracias para serem preenchidos como diários, memorandos, projetos cultura indígina, afro-brasileira e demais que venham a surgir no decorrer do ano letivo(excesso de reuniões pedagógicas sem fundamentos, onde só se discute regras e imposições dos governos).

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