domingo, 4 de março de 2012

Escolas têm que ficar mais atrativas como alternativa à evasão escolar, diz Mercadante


Escolas têm que ficar mais atrativas como alternativa à evasão escolar, diz Mercadante Paula Laboissière
Da Agência Brasil, em Brasília

Ao comentar a decisão de distribuir tablets para professores do ensino médio na rede pública, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (1º) que as escolas precisam ficar mais atrativas para os alunos e que investir nesse tipo de tecnologia pode ser uma alternativa à evasão escolar.

“A escola tem que ficar mais interessante”, ressaltou, explicando que o mercado de trabalho aquecido do país se torna grande atrativo para que os jovens deixem a escola. “A geração nova quer essas informações. Não dá para a gente ficar só com o quadro-negro do século 17”, completou.

Ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Mercadante lembrou que 320 mil professores já foram qualificados por meio de cursos de formação para utilizar o tablet. O próximo curso, segundo ele, deve ter  carga horária de 350 horas.

“Essa luta eu já comprei – vamos ter computadores na escola. O professor vai ter todas as chances de se modernizar se quiser”, disse. “Impensável, no século 21, é ter um professor que não pode entrar no Google”, concluiu.
http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/03/01/escolas-tem-que-ficar-mais-atrativas-como-alternativa-a-evasao-escolar-diz-mercadante.htm

Um comentário:

  1. Ministro Mercadante está totalmente fora da realidade e não é com Tablets que educação será mais atrativa para os aprendizes. Ouso em dizer que o atrativo seria a Escola Pública do Ensino Médio ser Técnica em diversas áreas.Governos deveriam modernizar todo sistema tecnológico, pois com velocidade que escolas possuem e outras ainda nem ser que possuem internet como farão com o acesso a rede com tantos alunos? Escola não é formada apenas por tablets e sim por alunos que necessitam de bibliotecas modernas(retomar o gosto pela leitura), laboratórios das áreas exatas(para realizarem práticas e não fórmulas), investimentos nas áreas exatas(filmes relacionados a matéria, pois apenas ler o que está no livro didático não é atrativo), salas de vídeos modernas, segurança, curso preparatório para vestibular no turno contrário, quadro interativo etc... Talvez, vamos começar a colher bons frutos daqui alguns anos se houvesse a total modernização das escolas. Mas como não temos políticas e diretrizes sérias na Educação, vamos continuar ou melhor governos continuarão dizendo que culpa é dos educadores. De onde vem o dinheiro para melhorias nas escolas? Quanto é aplicado por aluno ao mês? Quando educadores podem avaliar seus governos?

    ResponderExcluir